segunda-feira, 13 de abril de 2015

Criando Prosperidade - Deepak Chopra


Hoje gostaria de falar sobre o livro Criando Prosperidade, de Deepak Chopra.
 Chopra inicia afirmando que a fartura é a realidade, e nos ajuda a entender o que é a natureza da realidade. Significa que podemos criar qualquer coisa, porque toda criação material tem uma única origem, vem da mesma fonte. Ele explica isso através da física, segundo a qual, todas as coisas materiais são feitas de átomos, e que esses átomos são feitos de partículas subatômicas, que por sua vez são flutuações de energia e informação. Isso quer dizer que a matéria-prima do mundo não é material e as coisas essenciais do universo não são coisas. Isso faz cair por terra a superstição do materialismo. Assim, conclui-se que um átomo não tem nada de sólido. A diferença entre duas coisas (entre o átomo de chumbo e o átomo do ouro, por exemplo) não está no mundo material, e sim na organização e quantidade dos impulsos de energia e informação. Os impulsos de informação e energia é que são a matéria-prima do universo.
Segundo o autor, as coisas não nos acontecem, somos nós que a fazemos acontecer. Elas são o resultado e a expressão dos impulsos de energia e informação que nós mesmos geramos.
Depois, Chopra explica quais são os passos para se criar prosperidade, que são ao todo 26. Segundo ele, é necessário apenas saber quais são os passos e ter consciência de sua existência.
Os passos são os seguintes:
1-    Todas as possibilidades, o absoluto.
2-     Sempre o melhor.
3-     Desprendimento e caridade.
4-     Oferta e procura.
5-     Espere o melhor.
6-      A semente do sucesso.
7-      A manifestação dos desejos.
8-      Felicidade para todos.
9-      Decisão e intenção.
10-   Não julgar.
11-   O poder organizador do conhecimento.
12-    Amor e luxo.
13-    Motivar os outros.
14-    Não à negatividade.
15-    Coexistência dos opostos.
16-    Um propósito na vida.
17-    Questionar.
18-     Dar e receber.
19-     Circular a riqueza.
20-      Transcendência e atemporalidade.
21-      A unidade por trás da diversidade.
22-     Valores.
23-     Riqueza sem preocupação.
24-    Gratidão.
25-     Vigor Juvenil.
26-     Gosto pela vida.
Depois dos 26 passos, Chopra explica a importância da atenção, e nos incentiva a praticar a meditação, para que desta forma possamos vivenciar a existência do campo unificado, vivenciando a consciência pura e absorvendo suas qualidades. O campo do Ser Puro é infinito, ilimitado, abundante, farto, imortal. Segundo ele, o que vivenciamos é o resultado da qualidade de nossa atenção. Ele nos aconselha a manter a nossa atenção em tudo o que existe e ver sua plenitude em cada momento.
No quarto capítulo, Chopra explica quais são as qualidades do campo unificado, e diz que podemos usá-lo como modelo, ou seja, que podemos imitar as qualidades do campo unificado (fonte de toda abundância e fartura do universo). Esta lista de qualidades foi elaborada por Maharishi Mahesh Yogi, o fundador da Meditação Transcendental.
Elas são:
1 – Potencial total das leis naturais.
2- Infinito poder de organização.
3- Plenamente desperto.
4- Infinita correlação.
5- Perfeita organização.
6- Infinito dinamismo.
7- Infinita criatividade.
8- Puro conhecimento.
9- Ilimitado.
10- Perfeito equilíbrio.
11- Autossuficiência.
12- Todas as possibilidades.
13- Infinito silêncio.
14- Harmonizador.
15- Evolutivo.
16- Autorreferência.
17 – Invencibilidade.
18 – Imortalidade.
19 – Imanifesto.
20 – Nutriente.
21 – Integrador.
22 – Simplicidade.
23 – Purificador.
24 – Liberdade.
25 – Bem-aventurança.

Chopra explica que podemos incluir essas qualidades em nossa consciência de duas formas. Uma é nos mantendo conscientes delas, através da atenção. Ele sugere que coloquemos nossa atenção em uma qualidade do campo por dia. A segunda forma é através da prática da meditação. Ela nos ajuda a vivenciar o próprio campo unificado de forma plena e pura.

Sem comentários:

Enviar um comentário